Fluorose dentária: sintomas e tratamento

por MALO CLINIC, quinta-feira, 2 de junho de 2022 10:13

Fluorose dentária: sintomas e tratamento

A fluorose dentária é uma condição que se evidencia aquando da erupção dentária, pelo aparecimento de manchas brancas no esmalte, e é desencadeada devido a um excesso de concentração de flúor nos dentes.

Este problema pode afetar bebés, crianças e até adultos, pois a fluorose dentária pode surgir tanto em dentes de leite como em dentes definitivos.

Quais são os sinais da fluorose dentária?


Um dos sinais principais é a presença de manchas nos dentes, e que podem variar de tamanho e tonalidade, dependendo da gravidade. Em casos menos graves de fluorose dentária, a cor das manchas nos dentes é normalmente branca, podendo observar-se apenas alguns traços ou pontos.

No entanto, em casos mais graves, essas manchas podem atingir tons mais escuros, comprometendo a estrutura e estética dentária.

O que causa a fluorose dentária?


A principal causa da fluorose dentária é a ingestão de uma concentração excessiva de flúor, durante a fase de formação dos dentes por deglutição do dentifrício ou pelo recurso a terapias preventivas combinadas, como a escovagem com dentífrico fluoretado aliada a comprimidos de flúor e/ou ao consumo de águas fluoretadas.

causas de fluorose dentária

A quantidade de flúor do dentífrico deve ser adequada à faixa etária da criança, por forma a prevenir problemas como a fluorose dentária.

Como posso tratar e evitar a fluorose dentária?



Como método preventivo da fluorose dentária, deve-se apostar no controlo da quantidade de pasta colocada na escova de dentes – para crianças dos 0-2 anos deve “sujar-se” a ponta escova de dentes com dentífrico; dos 3-5 anos, a quantidade de dentifrício deve corresponder a um bago de arroz; e a partir dos 6 anos, a quantidade de dentífrico deverá ser do tamanho de uma ervilha.

A fluorose dentária deve ser diagnosticada em consulta com um médico dentista ou higienista oral. Em casos em que a estética possa estar comprometida poderá recorrer-se ao tratamento com recurso a resinas infiltrativas ou à microabrasão - um método pouco invasivo e que permite tratar a superfície afetada do dente, camuflando e removendo as manchas, respetivamente.

Em casos mais extremos de fluorose dentária, poderá ser necessário recorrer à restauração ou que os dentes se encontram num estado de desgaste avançado é que poderá ser aconselhada a aplicação de facetas ou coroas dentárias. 

Se tem dúvidas em relação a como tratar e resolver as manchas nos dentes causadas pela fluorose dentária, não hesite em visitar as MALO CLINIC. As nossas equipas de médicos dentistas experientes estão preparadas para cuidar de si e ajudar a recuperar a sua saúde oral rapidamente.
 
Marque a sua consulta na
MALO CLINIC.

Marcar Consulta

A nossa Equipa Clínica está aqui para ajudá-lo!

Pericoronarite
29 de abril de 2025
Descubra o que é a pericoronarite, quais as suas causas e quais os tratamentos possíveis. Saiba mais.
dor provocada pela infeção num dente
Por Catarina Nóbrega 24 de abril de 2025
Uma infeção no dente pode matar? Saiba os sinais de alerta, complicações graves e como agir a tempo para proteger a sua saúde.
Uma mulher com cerca de 50 anos sorri confiante em frente a uma parede branca.
11 de abril de 2025
Entre as diversas opções de reabilitação oral, o All-on-4® destaca-se como uma solução inovadora, eficaz e minimamente invasiva. Descubra as vantagens desta técnica em comparação com outras abordagens mais tradicionais e o como o Protocolo Digital oferece atualmente um conjunto de vantagens acrescidas.