Blog Layout

Blog

Home › Blog

Alinhadores Invisíveis: longe da vista, perto da perfeição

Alinham o sorriso sem deixar rasto: o que são e como funcionam os alinhadores invisíveis?

O que são os alinhadores invisíveis?

Os alinhadores invisíveis, também conhecidos como aparelhos ortodônticos transparentes, são uma alternativa aos aparelhos ortodônticos tradicionais que visam corrigir problemas de má oclusão e desalinhamento dos dentes. Por serem feitos de um termoplástico transparente, estes alinhadores permitem corrigir a posição dos dentes de uma maneira mais confortável e discreta, sendo recomendados tanto em adultos como em  crianças com a dentição mista.

Como funcionam os alinhadores invisíveis?

Os alinhadores são aparelhos removíveis de uso contínuo, feitos a partir de um material semi-flexível e muito resistente que insere forças na arcada dentária de forma a corrigir de forma gradual a posição dos dentes. Através de uma tecnologia computadorizada em 3D, cada aparelho é construído e personalizado à necessidade de cada paciente. 

Processo de tratamento com alinhadores invisíveis: passos a seguir

Tal como em qualquer procedimento, o processo de tratamento com alinhadores invisíveis envolve um conjunto de passos para garantir o seu sucesso:

  1. Consulta de avaliação: antes de iniciar o tratamento, é essencial que o paciente realize uma primeira consulta com um ortodontista para avaliar a sua situação e determinar se os alinhadores invisíveis são, de facto, o tratamento adequado.

  2. Realização de registos digitais dentários: após a primeira consulta – e caso o tratamento com alinhadores invisíveis seja o recomendado –, o ortodontista irá realizar um conjunto de exames, como exames radiográficos, fotografias intra e extra-orais, scan-intraoral e um exame clínico. Estes registos permitirão realizar o diagnóstico e planeamento rigoroso de todo o tratamento.

  3. Elaboração dos alinhadores: com base nos registos, é realizado o diagnóstico e planeamento por parte do médico ortodontista e os alinhadores são elaborados em 3D num software específico. Graças à tecnologia utilizada, o paciente poderá ter acesso à visualização de todo o plano de tratamento e a uma simulação do resultado.

  4. Início do tratamento: aproximadamente 20-30 dias após a realização do planeamento, inicia-se o tratamento ortodôntico. Nesse dia o paciente recebe os respetivos alinhadores, será realizada a cimentação dos attachments - pequenas peças em resina composta, colocadas em alguns dentes e praticamente impercetíveis e que permitem que o alinhador exerça a pressão necessária para que o movimento dentário se processe - e esclarecidas todas as questões relacionadas com os cuidados a ter durante o tratamento. 

  5. Utilização dos alinhadores: partir deste passo e de acordo com o estabelecido pelo médico dentista, o paciente poderá ir trocando os seus alinhadores sozinho, o alinhador é trocado a cada 7-14 dias, sem auxílio do médico dentista, até à consulta seguinte. Os alinhadores devem ser utilizados 22h por dia, sendo apenas removidos para comer e para realizar os hábitos de higiene oral.

  6. Consultas de rotina: por fim, para que o resultado seja o pretendido, o paciente deve manter as consultas de rotina com o ortodontista ao longo de todo o tratamento, para monitorizar o seu progresso e receber novos conjuntos de alinhadores. As consultas de controlo são realizadas a cada 8 a 10 semanas. 


alinhadores invisíveis

Vantagens dos alinhadores invisíveis 

A utilização de alinhadores invisíveis tem sido cada vez mais recorrente, com um elevado número de pacientes a optar por esta solução em detrimento dos aparelhos ortodônticos convencionais. Deixamos algumas das principais vantagens deste tratamento:


  • Utilização mais discreta: por serem transparentes, os alinhadores são praticamente impercetíveis, fator muito importante para quem deseja corrigir a sua dentição sem que o tratamento seja visível.

  • Promoção de maior conforto: os alinhadores são feitos de um material suave e flexível, o que aumenta o seu conforto. Além disso, por serem feitos de acordo com as características de cada paciente, não causam feridas ou irritações como alguns aparelhos tradicionais.

  • Redução do risco de cáries e doenças gengivais: ao contrário dos aparelhos fixos, os alinhadores invisíveis podem ser removidos pelo paciente nos momentos de refeição ou de higiene oral, algo que ajuda a reduzir o risco de cáries e doenças gengivais.

  • Maior previsibilidade dos resultados: devido ao auxílio de um software avançado, é possível demonstrar com precisão o resultado final do tratamento ao paciente, mesmo antes deste o iniciar.


Menos consultas de manutenção: em comparação com os aparelhos convencionais, os alinhadores invisíveis exigem, de maneira geral, menos consultas de manutenção com o médico ortodontista.

Marque já a sua avaliação
Share by: