Facetas Dentárias

Facetas Dentárias

MALO CLINIC

Facetas Dentárias - obtenha o sorriso que deseja

Quer esteja insatisfeito com a cor, a forma ou o alinhamento dos seus dentes, as facetas dentárias oferecem uma solução rápida e eficaz para conseguir o sorriso que deseja.

New Title

Marcar Consulta

O que são facetas dentárias?

As facetas dentárias, também conhecidas e incorretamente designadas de “capa para dentes”, são um tipo de tratamento da especialidade de Prostodontia e caracterizam-se por ser finas lâminas de cerâmica ou resina composta que se aderem na parte visível do dente com o intuito de aperfeiçoar a sua aparência, quer seja por alteração da forma, cor ou alinhamento dos próprios dentes. Neste sentido, as facetas dentárias funcionam como lentes de contacto (restaurações) com reduzida espessura, capazes de repor a estética dentária com elevada excelência, mas de forma conservadora, visto implicarem um desgaste dentário reduzido ou, em alguns casos, inexistente.

Que tipos de facetas dentárias existem?

  • Facetas cerâmicas

    Devido à sua elevada resistência e durabilidade, os materiais cerâmicos são os mais indicados nas facetas dentárias.

  • Facetas em compósito

    As facetas dentárias em compósito são uma opção para quem deseja um procedimento mais rápido e económico. Apesar do resultado estético ser bastante bom, as facetas em compósito acabam por ter uma durabilidade inferior.

Como é que as facetas dentárias funcionam?

O procedimento de facetas dentárias envolve por norma, os seguintes passos:

1. Avaliação

Realização de consulta de avaliação com um médico dentista da MALO CLINIC, que irá avaliar a sua situação oral e perceber os objetivos e expectativas que tem para o seu sorriso.

2. Planeamento do tratamento

É criado um plano de tratamento personalizado com base nas suas necessidades específicas e no resultado pretendido. Nesta fase e com base nas informações recolhidas durante a consulta de avaliação são definidos parâmetros como a cor, a dimensão e a estrutura da faceta. 

3. Registo

Através da mais recente tecnologia digital é recolhida uma imagem 3D da sua dentição que servirá de base à produção das suas facetas, para que correspondam exatamente à forma e cor dos seus dentes naturais.

4. Mockup

Este tipo de tratamento permite inclusivamente que seja criado um modelo do resultado final para que o paciente o possa experimentar e ver antes da sua colocação definitiva. Enquanto as suas facetas permanentes estão a ser produzidas em laboratório, estas facetas temporárias ajudam a proteger os seus dentes.

5. Colocação

Quando as suas facetas definitivas estiverem prontas, o seu médico dentista colá-las-á cuidadosamente aos seus dentes com um adesivo especial. Em certos casos, pode também ser preciso um ligeiro desgaste da superfície do esmalte dentário, para compensar o espaço que a faceta ocupará e de forma a facilitar a sua fixação.

6. Ajustes finais

O seu médico dentista fará todos os ajustes necessários para assegurar que as facetas se encaixam perfeitamente e são confortáveis.

7. Manutenção

As consultas regulares com o seu médico dentista e uma boa higiene oral ajudarão a prolongar a vida das suas facetas.

Benefícios das facetas dentárias

As facetas dentárias, como tratamento estético dentário, oferecem muitos benefícios, incluindo:


  • Sorriso melhorado: As facetas podem melhorar drasticamente o aspeto do seu sorriso, corrigindo problemas como a descoloração, dentes lascados ou desgastados ou com forma irregular.


  • Aspeto natural: As facetas são concebidas para que pareçam e funcionem como dentes naturais, proporcionando um resultado perfeito.


  • Resistência às manchas: Ao contrário dos dentes naturais, as facetas dentárias são altamente resistentes às manchas, tornando-as uma solução duradoura para um sorriso brilhante.


  • Durabilidade: Com os cuidados adequados, as facetas podem durar muitos anos, proporcionando um sorriso bonito que resiste ao teste do tempo.

As facetas dentárias são adequadas para si?

As facetas dentárias podem ser uma opção adequada para si se:


  • Tem dentes com alteração de cor ou manchados que não respondem aos outros tratamentos de branqueamento.


  • Tem dentes lascados, rachados ou desgastados que precisam de ser restaurados.


  • Tem lacunas ou espaços entre os dentes que pretende fechar (diastemas).


  • Tem dentes desalinhados ou irregulares que pretende corrigir sem recurso a aparelhos ortodônticos.


  • Está à procura de um procedimento minimamente invasivo com resultados relativamente rápidos.

Aconselhe-se com a nossa equipa multidisciplinar, reconhecida internacionalmente pelos avanços obtidos em medicina e estética dentária.

Se deseja um sorriso mais confiante e harmonioso, as facetas dentárias podem ser a solução que procura. Marque já a sua consulta de avaliação!

Casos Clínicos

facetas

FAQ's

  • 1. Coloquei facetas dentárias, posso comer todo o tipo de alimentos?

    Como para qualquer tipo de restauração ou até mesmo para os dentes naturais, alimentos muito duros devem ser evitados, já que há risco de provocarem fraturas. No caso das facetas em compósito, por estarem mais suscetíveis à descoloração devem ser igualmente evitados alimentos pigmentantes como o café, o chá, o vinho tinto ou os frutos vermelhos. 

  • 2. Quantos anos duram as facetas dentárias?

    Apesar do seu aspeto delicado, as facetas dentárias são bastantes resistente e duradouras. Depois de coladas, o dente torna-se igual ou mais resistente quando comparado a um dente sem faceta. Os dois tornam-se um só, sendo geralmente impossível de descolarem. 


    Ao nível da manutenção e da higiene oral diária dos dentes reabilitados com facetas, estas não diferem da dos dentes naturais: além da correta higiene oral diária, os pacientes devem visitar semestralmente o seu médico dentista ou higienista oral. Uma medida preventiva que pode ajudar a aumentar o sucesso a longo prazo deste tipo de reabilitação é a utilização de uma goteira de relaxamento durante a noite. Relembramos ainda que o tabaco é uma substância que pode comprometer qualidade estética das suas facetas. Em média as facetas têm uma duração de cerca de 15 anos.

  • 3. Qual a diferença entre facetas em compósito e facetas em cerâmica? 

    Relativamente ao material, a cerâmica é considerada a melhor opção para a produção das facetas quando comparado ao compósito, uma vez, que o compósito tem menor longevidade devido à sua suscetibilidade para a descoloração, desgaste, fraturas e acumulação de placa bacteriana – o que acaba por afetar o resultado estético a longo prazo. As facetas cerâmicas devido à sua aparência estética, assim como à sua durabilidade, tornaram-se o procedimento de eleição quando se fala na reabilitação estética dos chamados dentes da frente.

  • 4. Quanto custa uma faceta dentária?

    Porque cada caso é único, o valor dependerá do plano de tratamento mais indicado para a sua situação clínica e para os objetivos que pretende atingir. Marque uma consulta de avaliação com a nossa equipa clínica referenciada e receberá o plano de tratamento personalizado ao seu caso e com os respetivos valores de orçamento.


Marque agora a sua consulta.

Share by: