Aparelho ortodôntico para crianças
by MALO CLINIC, sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 10:28

Aparelhos e intervenção precoce
Quais os benefícios da utilização do aparelho ortodôntico durante a infância?
Optar pela utilização de um aparelho ortodôntico na infância traz vantagens muito além das estéticas. Na verdade, a utilização de um aparelho tem benefícios principalmente funcionais, a nível esquelético, dentário, respiratório e fonético. Além disto, o seu uso durante a infância significa uma abordagem mais simples e eficaz, poupando tratamentos mais complicados e dispendiosos em idades mais avançadas. Revelamos alguns benefícios deste tratamento nesta primeira fase de vida:
- Melhorias no crescimento e desenvolvimento das arcadas e dos dentes;
- Melhorias ao nível da fala, respiração e mastigação;
- Prevenção de problemas da articulação temporomandibular, relacionados com o maxilar;
- Melhoria da autoestima.
Em que situações devem as crianças recorrer a este tratamento? E qual a especialidade indicada?
Como em qualquer tratamento, o diagnóstico prévio para determinar o procedimento recomendado para cada caso é indispensável. Por isso, a especialidade envolvida neste tipo de tratamentos é a Ortodontia, ou mais especificamente a Ortopedia Funcional dos Maxilares. Esta é a especialidade que diagnostica, previne, controla e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento que afetam os arcos dentários e as suas bases ósseas.
Assim, revelamos algumas das principais condições associadas a problemas ortodônticos e pelas quais as crianças devem utilizar o aparelho:
- Desenvolvimento de dentes sobrepostos ou afastados (dentição torta);
- Mordida cruzada ou aberta;
- Mau posicionamento da língua;
- Bruxismo;
- Apneia do sono;
- Posição errada do maxilar inferior.
A partir de que idade é aconselhado o aparelho ortodôntico?
A realização do tratamento ortodôntico – quando necessária – é altamente recomendada na primeira fase de vida. Idealmente, a primeira avaliação da necessidade de utilizar aparelho deve ser feita por volta dos 6-7 anos de idade. Nesta altura, a criança está a iniciar a transição dos dentes decíduos – ou dentes de leite – para os dentes definitivos, e a maior parte dos problemas ortodônticos podem já ser detetados.
Ainda assim, a existência de dentes de leite não é um impedimento ao tratamento ortodôntico. A idade adequada para começar a utilizar um aparelho deve depender sempre do diagnóstico feito pelo ortodontista, que determinará qual a altura acertada para iniciar o tratamento.
Mas como funciona este tipo de tratamento? E que tipos de aparelho ortodôntico para crianças existem?
O tratamento ortodôntico é um processo indolor e pouco invasivo, que recorre a aparelhos para remodelar as estruturas ósseas, musculares e de articulação da face, através de estímulos sensoriais. Estes aparelhos removem interferências indesejáveis durante o crescimento e desenvolvimento fisiológico e promovem uma melhor funcionalidade da arcada dentária. Através dos estímulos criados pelo aparelho, os dentes, a musculatura e as articulações vão-se adaptando e corrigindo a sua posição e desenvolvimento.
Para este tratamento na infância, existem três tipos de aparelhos que podem ser recomendados, sendo que a sua escolha deve ser sempre feita com base nas indicações do ortodontista.
- Aparelho removível: O aparelho removível é uma das principais opções durante a infância, podendo ser utilizado na fase da dentição mista, tendencialmente até aos 12 anos. Este tipo de aparelho atua no desenvolvimento ósseo dos pacientes e deve ser retirado em certos momentos, como para comer ou para realizar a higiene oral. Para que não ponha em causa a eficácia do tratamento, deve ser utilizado durante várias horas seguidas, sem interrupções.
- Alinhadores dentários: Talvez a opção mais discreta para alinhar e corrigir problemas ortodônticos, o aparelho invisível pode ser utilizado por crianças a partir dos seis anos de idade. Os alinhadores invisíveis consistem no uso de moldeiras transparentes que, ao encaixarem nos dentes, fazem a pressão necessária para que estes fiquem na posição correta. São personalizados para cada paciente e removíveis, o que facilita a realização da higiene oral diária e os momentos de refeição.
- Aparelho fixo: Para as crianças que estão já a entrar na idade adolescente, existe ainda o aparelho ortodôntico fixo, recomendado a pacientes que tenham já a dentição definitiva. Este aparelho consiste na colocação de brackets que se colam nos dentes e nos quais é aplicado um arco de arame, tendo um tempo médio de utilização de dois anos.
Quanto tempo demora o tratamento com o aparelho ortodôntico para crianças?
A duração da utilização do aparelho ortodôntico pode ter influência de vários fatores, sendo um processo que varia de criança para criança. Ainda assim, a maioria dos tratamentos estende-se entre os 12 e os 24 meses, sendo necessário o acompanhamento do ortodontista durante todo o tratamento.
Hábitos essenciais para garantir o sucesso do tratamento
Ainda que a utilização de aparelho ortodôntico apresente resultados eficazes, é muito importante seguir alguns hábitos para garantir o sucesso do tratamento. Eis os hábitos a manter para alcançar um sorriso saudável e alinhado:
- Higienizar o aparelho de forma adequada: Nos aparelhos removíveis, são recomendados os sistemas de limpeza respetivos, sendo essencial ensinar as crianças a higienizar o seu próprio aparelho, para que consigam fazê-lo de uma maneira autónoma e correta. No caso dos aparelhos fixos, existe uma rotina de higiene oral modificada que implica a utilização de acessórios tais como um passafio e um escovilhão dentário; Manter as consultas de acompanhamento com o ortodontista: manter as consultas de rotina é indispensável para garantir o sucesso do tratamento ortodôntico, de modo a acompanhá-lo e adaptá-lo às necessidades de cada paciente;
- Manter os hábitos de higiene oral: durante o tratamento, devem ser mantidos todos os hábitos diários de higiene oral, como escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e utilizar um fio dentário apropriado ao tipo de aparelho.
- Manter as consultas de Higiene Oral de rotina: durante o tratamento, é essencial manter as consultas de rotina, no mínimo de 6 em 6 meses;
- Evitar alimentos que possam danificar o aparelho fixo: no caso dos aparelhos fixos, é necessário seguir as recomendações do ortodontista relativamente ao tipo e consistência dos alimentos, de modo a evitar que os constituintes do aparelho se danifiquem. Gomas, pastilhas elásticas, caramelos, frutas rijas ou secas e refrigerantes gaseificados são alguns exemplos de alimentos e evitar.
A nossa Equipa Clínica está aqui para ajudá-lo!

